De acordo com um levantamento estatístico feito pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, o consumo de gás natural no Brasil cresceu 50,1% no primeiro bimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior. Em média, foram consumidos 70,5 milhões m³/d do energético em todo país entre os meses de janeiro e fevereiro.
O aumento do consumo em 2013 vem sendo impactado pela manutenção do despacho das térmicas, que utilizaram 30 milhões de m³/dia em média durante o primeiro bimestre do ano, um aumento de 281,8% na comparação com 2012. A região Sudeste concentra o maior consumo de gás natural no país, com 47 milhões de metros cúbicos por dia em fevereiro. Na sequência estão as regiões Nordeste com 11 milhões de m³/dia, Sul com 7,5 milhões de m³/dia, Centro-Oeste com 2,7 milhões m³/dia e Norte com 2,4 milhões m³/dia.
No primeiro bimestre do ano os segmentos comercial e residencial cresceram 3,6% e 1,7%, respectivamente, na comparação com o mês anterior o aumento foi de 7,4% e 38,3%, o que mostra a recuperação do segmento residencial impactado pela sazonalidade do período de férias. Já os segmentos industrial e automotivo registraram retração de 5,2%.