
Promover atividades de assistência e promoção à saúde à população em situação de rua em Natal. Essa é a ideia principal do programa Consultório na Rua, ligado ao Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Com o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, o programa tem hoje uma média de 600 pessoas cadastradas. O trabalho é desenvolvido atualmente por três equipes, cada uma formada por seis profissionais, que atuam, principalmente, nas zonas Leste e Sul da capital, totalizando aproximadamente 50 locais de atuação.
“O que fazemos é facilitar o acesso dessas pessoas às redes de saúde, por isso levamos o atendimento aos locais onde eles se concentram para atendê-los com maior facilidade”, afirmou o coordenador do Programa Consultório na Rua em Natal, Levi Carvalho.
As são realizadas a partir de um mapeamento das áreas da cidade, que permite saber em que localidade estão as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada equipe é composta de assistente social, psicólogas, agente social, técnicas de enfermagem, terapeuta ocupacional e motorista, todos capacitados para lidar com pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade e muitos com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.