ALCIMAR DE ALMEIDA

O LADO BOM DO QUE APARENTA SER RUIM –

Submeter-se a um tratamento de radioterapia na expectativa de vencer o câncer de próstata de deixa de aparentar ser ruim. Mas eis que já no primeiro dia, enquanto se espera a chamada para o atendimento e ser colocado na posição inicialmente assustadora daqueles equipamentos, são encontradas pessoas já conhecidas e conhecidas outras.

Entre estas estão um ex-Deputado Estadual que faz companhia a sua esposa; um ex-Prefeito que embora já cirurgiado precisou ser submetido ao tratamento; um ex-camioneiro que já estava prestes a concluir o tratamento; um bancário em vias de se aposentar; um Coronel da Reserva da Polícia Militar que faz companhia ao pai; um profissional de refrigeração que se rejubila por tido 4 esposas; um oficial da ativa da Aeronáutica; e uma jovem mãe estudante de direito.

A amizade feita ou aprofundada com estes nos encontros diários faz com que o cansaço da espera pelo atendimento e a tensão provocada pelos minutos solitários sob o crivo daqueles equipamentos se transforme numa rotina agradável. A tal ponto que ao ser chamado e acomodado pelos técnicos já se transforma no comentário humorístico de que “passado pelo código de barra – que é o ajustamento do foco dos equipamentos às marcas do corpo – vamos para o parque de diversão”.

Isto sem prejuízo da diversidade de temas que tomam conta do grupo, transformando os encontros diários em meios e fontes de informações e opiniões. E na oportunidade em que um vai terminando o tratamento há um cerimonial de despedidas, com bolo, discurso e fotografias que chegam ao conhecimento dos médicos e enfermeiros. O desejo é que todos ali sejam curados, mas se não forem pelo menos terminarão o tratamento com novas ou aprofundadas amizades. Por isso dizer-se que isto é o lado bom do que aparenta ser ruim.

Alcimar de Almeida Silva, Advogado, Economista, Consultor Fiscal e Tributário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *