As consultas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cresceram 60% em 2012 frente ao ano anterior, atingindo R$ 312,3 bilhões. Já as aprovações do banco subiram 58% na comparação anual, totalizando R$ 260 bilhões, informou a instituição em coletiva de imprensa.

O incremento nas consultas e nas aprovações ocorreu em todos os setores financiados pelo banco. Diante dos resultados, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou que 2013 será um ano desafiador. De acordo com o executivo, o número de consultas e desembolsos mostram uma recuperação dos planos de investimentos no País em 2013 e em 2014.

Coutinho preferiu não fazer uma projeção para os desembolsos neste ano e afirmou que a participação do BNDES depende em parte da agenda de debêntures e do compartilhamento de operações com o mercado. “As perspectivas do investimento mapeadas pelo banco e as que vêm do aumento de consultas apontam para uma recuperação do ritmo de investimento”, disse o presidente do BNDES.

Segundo ele, o setor de infraestrutura será um fator de aceleração do crescimento, com destaque para as concessões em logística. Os setores destacados pelo banco em termos de planos de investimento foram petróleo e gás, energia e setores da indústria como automotivo, bens duráveis e telecomunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *