No momento de planejar a viagem para o exterior, o primeiro passo é verificar a obrigatoriedade do visto para a entrada no país de destino. Países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além de México, Rússia, Israel e Reino Unido, dispensam a emissão do visto de turista.

Entretanto, em muitos casos, é necessário planejar a solicitação e retirada do visto com antecedência, já que os prazos podem variar de acordo com critérios e exigências determinados por cada país.

Antes de embarcar, é importante certificar junto à Embaixada ou Consulado do país de destino quais os requisitos de entrada. O turista também deve verificar qual o tipo de visto (turismo, estudo ou trabalho) se enquadra ao objetivo da viagem.

Procedimentos
De acordo com a advogada Mayara Alves, realizar a tão esperada viagem aos Estados Unidos exigiu paciência e planejamento. “Há 6 anos, realizei minha primeira viagem aos Estados Unidos. Na ocasião, iniciei os procedimentos para retirada do visto de turismo com 3 meses de antecedência. Foi um procedimento burocrático, no qual preenchi formulários e apresentei diversos documentos, entre eles, o orçamento da minha viagem e o tempo de estadia”, relata.

Mayara também afirmou que precisou renovar o visto após sua última viagem realizada no ano passado. “O procedimento foi feito todo on-line e o envio do passaporte, via postal. Em menos de um mês meu visto foi renovado”, ressaltou.

Exigências
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, não é permitido ao brasileiro que queira trabalhar ou estudar no país de destino viajar com o visto de turista. Neste caso, o passageiro poderá ser preso ou até mesmo deportado.

Também é importante que o turista tenha em mãos os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contatá-las.

Vale ressaltar que, embora alguns países não exijam visto para turistas brasileiros, a dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.

Confira abaixo a lista com alguns dos países que exigem o visto de turista para brasileiros e algumas orientações para facilitar os trâmites antes e durante a viagem:

País*Outras Recomendações
AfeganistãoExigência da vacinação contra a poliomielite até um ano antes da viagem
Argélia
Armênia
Angola
AustráliaVacinação contra febre amarela, passaporte com validade de pelo menos seis meses, entre outros
Bangladesh
Benin
Burkina Faso
Cabo VerdePortadores de passaportes brasileiros diplomáticos ou de serviço estão isentos do visto de entrada por um período de permanência de até 90 dias
CamarõesPortar carteira internacional de vacinação contra a febre amarela
CambojaTuristas podem solicitar visto no momento de chegada “visa on arrival”
Canadá
Catar
China
Congo
CubaÉ preciso portar seguro de viagem com cobertura de despesas médicas no País
EgitoVisto também pode ser adquirido quando da chegada no Aeroporto do Cairo, ou mesmo nos postos de fronteira
El Salvador
Emirados Árabes Unidos
Estados UnidosRecomenda-se planejar a obtenção do visto com vários meses de antecedência em relação à viagem, antes de adquirir passagem aérea
Etiópia
Gabão
Gana
ÍndiaTurista deve portar certificado internacional de vacinação contra febre amarela
Honduras
Irã
IraqueVisto concedido pelo Consulado do Iraque no Brasil
IndonésiaVisto de turista pode ser obtido no aeroporto, desde que apresentado passaporte com validade mínima de 6 meses
JapãoComo não há vôos diretos entre
o Brasil e o Japão, turistas devem prestar especial atenção às exigências de entrada ou trânsito do país no qual farão conexão ou escala aérea.
JordâniaContar com visto de entrada aposto no passaporte ou solicitá-lo no aeroporto, mediante pagamento de taxa adicional
Líbano
LaosTuristas ingressando no Laos por terra ou pelos aeroportos podem obter visto no momento da chegada
MaliPortador de passaporte diplomático ou oficial está isento da exigência para ingressar no Mali
MoçambiqueVisto poderá ser obtido na Embaixada e inclusive nos aeroportos, ao  custo de US$ 82,00
NepalVisto de turista poderá ser adquirido na chegada ao aeroporto
Nigéria
QuêniaNa chegada ao aeroporto o visto poderá ser adquirido com entrada válida por um período não superior a três meses
República da GuinéExigido certificado internacional de vacinação contra a febre amarela
São Tomé e PríncipeÉ preciso fazer requerimento de autorização de entrada para então ser expedido o visto
Vietña
TanzâniaVistos para turistas brasileiros, válidos por 90 dias são concedidos na chegada (aeroportos ou postos de fronteira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *