Nesse domingo (03), cinco municípios do Rio Grande do Norte realizaram eleições suplementares para prefeito, foram eles: João Câmara, Parazinho, Galinhos, São José do Campestre e Pedro Avelino.

Manoel dos Santos Bernardo (DEM) foi eleito prefeito da cidade de João Câmara. Anna Katharina Bandeira da Costa Dias Almeida integra a chapa como vice-prefeita. Eles tiveram 10.390 votos, o que representa 56,29% dos votos válidos. O prefeito anterior, Maurício Caetano Damacena, e o vice Hoderlin Silva de Araújo foram cassados em março deste ano pelo TRE por abuso de poder nas eleições municipais de 2016.

O município de Parazinho, no agreste potiguar, tem novo prefeito e vice. Carlinhos de Veri (PMN) e Marcos Antônio de Oliveira (PR) foram eleitos para os cargos, respectivamente, neste domingo (9). Os eleitores da cidade escolheram a chapa em um pleito suplementar. Eles tiveram 2.208 votos, o que representa 58,35% dos votos válidos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou a perda de mandados nas gestões de Parazinho no mesmo dia em que cassou os prefeitos de Galinhos, em março deste ano. A prefeita Rita de Luzier de Souza Martins (DEM) e a vice, Edna Maria de Almeida Câmara, foram cassadas por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico.

Irmão Naldo (PR) foi eleito prefeito da cidade de Galinhos, na região Central potiguar, nas eleições suplementares realizadas nesse domingo (9). Ivone Lima Bezerra da Rocha integra a chapa como vice-prefeita. Eles foram eleitos com 1.302 votos, o que representa 62,15% dos votos válidos

Os antigos representantes da cidade tiveram mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. O prefeito Fábio Rodrigues (PRB) e o vice Afrânio Reis (PR) foram cassados por determinação da Justiça em setembro do ano passado, por abuso de poder econômico e político. Contudo eles permaneceram nos cargos até março, quando o TRE confirmou a cassação. Com a decisão em segunda instância, o presidente da Câmara assumiu o município interinamente.

O município de São José do Campestre, no agreste potiguar, tem novo prefeito e vice. Nenem Borges (MDB) e Eribaldo Lima foram eleitos para os cargos, respectivamente, neste domingo (9). Os eleitores da cidade escolheram a chapa em um pleito suplementar com 3.949 votos, o que representa 50,77% dos votos válidos. Em abril deste ano, o TRE cassou o diploma da então prefeita e a vice-prefeita da cidade de São José do Campestre. Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges responderam a processo por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico.

Os eleitores de Pedro Avelino, cidade da região Central potiguar, escolheram neste domingo (9) Alexandre Sobrinho para ser o novo prefeito do município. Ele integra a chapa com Elson Batista da Trindade, escolhida com 2.888 votos, o que representa 52,58% dos votos válidos.

Em abril, o Tribunal Regional Eleitoral cassou os diplomas da prefeita e do vice-prefeito de Pedro Avelino, Neide Suely Muniz Costa e Nilton Mendes, respectivamente, por abuso de poder econômico e político, além de “conduta vedada”. Um vereador também perdeu o mandato. Na mesma ação, o deputado estadual José Adécio foi condenado à inelegibilidade, por oito anos.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *