A procura por vacina contra a febre amarela aumentou em Natal após os casos de mortes pela doença em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu uma circular orientando as unidades de saúde a só aplicar a vacina em pessoas que comprovem que vão viajar para as áreas de risco. Isto porque a quantidade de doses da vacina enviada para cada município é restrita.
De acordo com a SMS, Natal tem doses suficientes para vacinação dentro da política adotada. No estoque existem duas mil doses e um pedido de outras 4 mil doses já foi realizado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é recomendada para quem for viajar para o estado de São Paulo, além de outras partes do Brasil (estados das regiões Centro-Oeste e Norte; Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Maranhão; e partes dos estados da Região Sul, Bahia e Piauí).
“Caso haja algum caso circulante da doença no estado ou em Natal, a Secretaria de Saúde vai tomar as medidas oportunas pra que a gente vacine todo mundo. Se houver um caso aqui vai ser um evento sentinela e aí a gente vacina a população em massa, mas por enquanto a vacinação é para quem vai viajar para áreas de risco”, explicou a subcoordenadora de vigilência em saúde sa SMS, Aline Bezerra..
Ao todo, em Natal, 17 das 58 unidades de saúde tem a vacina. Confira as unidades de saúde onde a vacina está disponível em Natal:
Zona Norte
- Vista Verde
- Rede Redinha
- África
- Gramoré
- Vale Dourado
- Santarém
- Potengi
Zona Sul
- Nova Descoberta
- Pirangi (provisório)
- UBS Satélite
- Candelária
Zona Leste
- São João
- Lagoa Seca
- Mãe Luiza (Segunda, quarta e sexta)
Zona Oeste
- Mista Camarão
- Policlínica Oeste
- Quintas básica
