A proximidade dos festejos de fim de ano e as perspectivas de fazer bons negócios contribuíram para o empresariado potiguar ficar mais otimista no período que antecede o último trimestre de 2012. O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (ICMPE) alcançou no estado a marca de 129 pontos em outubro, a mais alta pontuação já registrada no ano, ficando apenas um ponto abaixo da média do Nordeste. A região é a que concentra o maior clima de otimismo entre os proprietários de negócios de pequeno porte no país.

Os dados fazem parte de um estudo mensal a partir de uma pesquisa com 5,6 mil pequenos negócios em todo o Brasil – microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano. Os números, pesquisados em setembro e relativos a outubro, foram divulgados nesta semana.

O índice no estado tem se comportado em uma curva crescente, partindo de 114 e 119 pontos nos dois meses anteriores. O ICMPE é medido em uma escala que varia de 0 a 200. Acima de 100, indica tendência à expansão das atividades, enquanto abaixo desse valor aponta para uma possível retração. Os empreendedores da construção civil são os que estão mais confiantes (133 pontos), seguido do comércio (132 pontos) e dos setores da indústria (131 pontos) e de prestação de serviços (122 pontos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *