O sorriso  do povo israelense começam a voltar nos rostos de quem trabalhou muito para que o país retornasse a quase normalidade de antes. Aqui, já mais de 50% da população está vacinada e sua eficiência já alcança ótimos resultados, mostrando um percentual de 70% para àqueles que tomaram apenas uma dose e 98% para os que receberam as duas doses. Inclusive, as duas doses são suficiente para combater as mutações do covid-19, pelo menos aqui em Israel.

O melhor parâmetro é constatar engarrafamento nas ruas das cidades, ver o comércio aberto, as escolas funcionando, as academias de esportes, os hotéis, restaurantes de “take-way” e, por último, o que o povo mais sentiu saudades, a cultura funcionando. Os teatros e os cinemas serão reabertos para as pessoas que já foram vacinadas e em breve os estádios de futebol. Para que a pessoa tenha acesso aos aparelhos de cultura, basta mostrar o passaporte verde que comprova a vacinação, deixando as pessoa apta a entrar nos eventos.

Em relação aos hotéis, no momento em que forem abertos o turismo vem junto, ao menos o doméstico, que é grande aqui em Israel e sem dúvida será de grande ajuda a economia que ainda se depara com uma grande quantidade de desempregado. Embora o número de desempregados tenha diminuído de 1 milhão para 270 mil. Antes da pandemia o número de desempregado em Israel era de 32 mil.

Outro parâmetro importante no combate ao novo coronavírus é o quadro atual que mostra uma queda brusca de novos contaminados, principalmente na faixa etária entre 60 anos e m diante. Os últimos números mostram que 750 mil pessoas já foram infectadas, 704 já se recuperaram e 5.577 pessoas morreram. Agora, nos hospitais já é possível ver leitos vazios e com a chegada a primavera no mês que vem, a tendência é melhorar ainda a situação em Israel.

 

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *