Os cientistas israelenses estão muito felizes com os resultados que receberam, após a segunda dose da vacina contra a covid-19. 98% das pessoas que se vacinaram desenvolveram os anticorpos que combatem o novo coronavírus, de acordo com dados preliminares de uma pesquisa sorológica realizada no no Hospital Sheba, no centro do país. Dos 102 testes analisados, verifica-se que houve um salto de 6 a 20 vezes e ainda mais no nível de anticorpos nos vacinados. Esses níveis de anticorpos são ainda mais altos do que os encontrados em pacientes corona em recuperação grave.

Segundo a pesquisa, menos de 2% não desenvolveram a doença não desenvolveram anticorpos, ou seja, 22 pessoas, no total de 102. Até o momento, cerca de 30% da população israelense já foi vacinada num espaço de tempo muito curto. A vacinação começou no dia 20d e dezembro de 2020, começando pelos profissionais de saúde, seguido por grupos de idosos e pacientes do grupo de risco, para só então chegar nas pessoas com mais de sessenta anos de idade. Desde ontem a campanha de vacinação contra a covid-19 se expandiu para jovens entre 16 e 18 anos, onde as autoridades israelenses justificam a medida do esforço, para permitir que os adolescentes possam fazer provas e vestibulares em segurança.

Contudo, Israel ainda vive dias muito difíceis, onde as infecções diárias, embora tenham baixado, ainda não permitem o encerramento do lockdown parcial. Inclusive, a partir da meia noite de hoje o Aeroporto Internacional Ben Gurion será totalmente fechado para chegadas ou partidas, essa decisão durará pelo menos uma semana, o que já está trazendo litígio político entre os partidos que apoiam o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, principalmente os parlamentares religiosos ortodoxos que são contrários ao fechamento das sinagogas e as escolas religiosas. Aconteceram confrontos entre os ortodoxos e a polícia israelense nas cidades de Asdode e Bene Beraq.

Até o momento, ainda restam cerca de 75 mil infectados, de um total de 600 mil, sendo que 4.419 já morreram.

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *