Um interessante estudo conduzido por pesquisadores israelenses e americanos descobriu que um poderoso tsunami atingiu a costa de Israel entre os anos de 9.910 a 9.290 anos atrás. Essa pesquisa se baseia em escavações realizadas na área de Tel Dor, e foi publicado na revista PLUS ONE.
Os pesquisadores, que examinaram, entre outras coisas, amostras de areia e conchas daquele período, estimam que a altura das ondas ficou entre 16 e 40 metros e a água atingiu uma distância de 1,5km a 3,5 km da linha d’água para o continente.
O Prof. Assaf Yasur-Landau do Departamento de Civilizações Marinhas da Universidade de Haifa, que participou do estudo, falou sobre o assunto no canal de notícias YnetNews em uma entrevista sobre as descobertas:
“Há cerca de dez mil anos, deslizamentos de terra perto da costa levaram ao surgimento de uma onda de tsunami, que entrou na costa de Israel, certamente Líbano e Síria, até 3 quilômetros na praia.
O prof. Yasur-Landau disse que o poderoso tsunami foi revelado apenas por acaso: “Nós realmente fomos em busca de burros e encontramos a realeza, ou melhor, encontramos um tsunami porque estávamos procurando por evidências de mudanças climáticas, como era o clima nos tempos antigos.
Mas enquanto procurávamos evidências da pólen, pólen de plantas e ossos de animais – de repente encontramos este evento marítimo, onde não deveria haver um mar.”
Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)
