Finalmente a vacina contra o novo coronavírus chegou em Israel. Está é primeira remessa oriunda da Pfizer a chegar no Oriente Médio, ela chegou a Tel Aviv no avião Boeing 757 da DHL e estava armazenada numa temperatura de -70ºC.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Saúde Yuli Edelstein foram pessoalmente ao Aeroporto Ben Gurion para receber as vacinas e transportar as coisas. Netanyahu avisou que será o primeiro a ser vacinado em Israel, pelo que foi divulgado na imprensa israelense, a primeira remessa chegou com 110 mil unidades. Hoje (10) deve chegar outro avião trazendo uma nova remessa, a quantidade não foi informada até o momento.
Ficou decidido que as primeiras pessoas a serem vacinadas aqui em Israel será a equipe médica que cuida dos pacientes com covid-19e em seguida pessoas de idade avançada. A previsão é que a partir de hoje as vacinas já estejam nos hospitais, iniciando assim o primeiro grande passo repleto de esperanças para se vencer essa batalha contra o novo coronavírus em Israel.
O Estado judeu firmou um acordo para receber a vacina Moderna também, uma vez que a vacina israelense ainda não está pronta, a previsão é para o início do próximo ano.
Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)
