O novo coronavírus não vem fazendo baixa na Palestina, mas matou seu líder que tanto lutou para conseguir fundar um Estado da Palestina, Saeb Erekat, que morreu na manhã de hoje, após complicações pulmonares em decorrência da covid-19.

Erekat havia participado de todas as negociações de paz entre Israel e a Palestina, desde 1991, quando junto a Yasser Arafat, Shimon Peres e Yitzhak Rabin assinaram o famoso acordo de Oslo.

Erakat tinha 65 anos e era um importante porta-voz internacional dos palestinos há mais de três décadas. Ele era um dos líderes mais conhecidos no exterior, um negociador de paz veterano e apontado com frequência como um dos potenciais sucessores de Abbas, que tem 85 anos.

Educado nos EUA, Erekat tinha cidadania americana, se formou e fez mestrado em relações internacionais pela San Francisco State University e era Ph.D. pela Universidade de Bradford, no Reino Unido, em resolução de conflitos.

Erekat defendia incansavelmente uma solução negociada de dois estados para o conflito e culpou Israel — particularmente o atual premiê do país, Benjamin Netanyahu — pelo fracasso em chegar a um acordo.

O Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, qualificou a morte como uma perda imensa e falou na “partida de um irmão, de um amigo, de um grande lutador”. “É uma perda imensa para a Palestina e para os palestinos. Estamos profundamente tristes”.

Erekat sempre foi contra o terrorismo, daí a grande divergência com o Hamas.

O líder palestino tinha fibrose pulmonar e em 2017 passou por um transplante de pulmão em um hospital nos Estados Unidos e sem dúvidas foi uma presa fácil para o Covid-19. Ele fora diagnosticado com a doença no dia 9 de outubro.

Na Cisjordânia, onde moram quase três milhões de palestinos, foram registrados mais de 50 mil casos de Covid e 480 mortes até o momento.

Em Gaza, onde moram cerca e de dois milhões, território palestino separado da Cisjordânia e controlado pelo Hamas, foram mais 8,7 mil infectados quase 40 óbitos.

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *