Após o Líbano demostrar seu interesse em negociar sua fronteira marítima com Israel, o governo enviou um grupo de israelenses para representá-lo e em breve eles devem voltar ao país dos Cedros.

A delegação indicada pelo Ministro da Energia, Dr. Yuval Steinitz, entre outras autoridades do gabinete do Primeiro Ministro, Benjamin Netanyahu, deverá contar ainda com o Dr. Haim Cerbero, especialista em fronteiras internacionais que anteriormente atuou como diretor geral do Centro de Mapeamento de Israel.

O objetivo da delegação nas reuniões é examinar a possibilidade de se chegar a um acordo sobre a determinação da fronteira marítima entre os países de forma a possibilitar o desenvolvimento dos recursos naturais da região. Outra reunião está prevista para ocorrer na próxima quinta-feira.

Duas semanas atrás eles chegaram ao país para negociar a primeira vez, e agora deverão retornar para dar continuidade ao processo.

No encontro anterior, eles discutiram os processos para o prosseguimento das discussões e definiram a pauta das discussões seguintes. Um fato que foi muito observado no primeiro encontro foi que apesar dos contatos, membros da delegação libanesa se recusaram a participar de uma sessão fotográfica conjunta das delegações americana e israelense.

Apesar da recusa da delegação libanesa a uma foto conjunta, não se pode negar que já é um avanço que traz esperança aos dois países a um dia viverem em paz.

A filha de Michel Aoun, presidente libanês, Claudine Aoun, disse que é sim a favor da paz com Israel.

Em outro desenvolvimento interessante nos últimos dias nas relações entre os dois países, Claudine Aoun, foi questionada sobre a possibilidade de paz entre os dois países e afirmou que a apoia.

Durante a entrevista, Aoun disse: “Temos nossos problemas. A questão de marcar as fronteiras, nossos recursos naturais e os refugiados palestinos. Esses são problemas que tornam nossa economia difícil. Uma vez que esses problemas sejam resolvidos, não vejo nenhum problema com o Líbano assinando um acordo de paz com Israel.”

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *