Após a normalização diplomática que Israel conseguiu com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e grande aproximação com a Arábia Saudita; que inclusive concedeu permissão para que aviões israelenses possam sobrevoar seu território; agora veio a normalização diplomática com o Sudão e isso é muito importante. E agora, Brasil e Israel poderão ficar mais próximos no que diz respeito a tempo de voo, já que agora o itinerário pode ser em linha reta, diminuindo assim muitas horas de voo e não menos importante, uma passagem bem mais barata.

Tudo isso acontece após vinte e cinco anos sem que o Oriente Médio tivesse qualquer acordo de paz e em apenas seis semanas, quatro desses países chegaram praticamente de uma só vez, deixando os palestinos mais ilhados ainda. O próximo passo é sem dúvida a normalização total com a Arábia Saudita.

Essa mudança caracteriza um novo Oriente Médio, já que antes disso Israel estava completamente isolado, com uma paz fria somente com Egito e Jordânia. A mudança trará uma simbiose para toda região, principalmente para aviação comercial, já que todos os itinerários poderão ser feitos agora em linha reta, inclusive isso ajudará também os países árabes que assinaram o acordo de paz com Israel a não desviarem também o seus itinerários de voos, podendo assim sobrevoar o espaço aéreo do Estado de Israel, ao invés de desviarem o trajeto.

 

 

 

Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *