1- Uma semana de muitas descobertas arqueológicas aqui no Oriente Médio. No Egito, uma missão arqueológica descobriu uma grande coleção de sarcófagos selados de 2.500 anos, ou seja, por volta do VI século A.C., e estatuetas na necrópole de Saqqara em Gizé, cidade próxima ao Cairo.
Ao abrir um dos sarcófagos ricamente decorados pela primeira vez antes da mídia chegar, a equipe revelou os restos mumificados envoltos em um pano de enterro que trazia inscrições hieroglíficas em cores brilhantes. No local não tinha nada menos do que 59 caixões pintados em formato de antropoides e cerca de 40 foram exibidos para imprensa internacional.
A maioria dos caixões abrigava restos mumificados que a pesquisa inicial sugere que seriam sacerdotes ou altos funcionários e elites da sociedade egípcia antiga. Todos eles, provavelmente teriam sido submetidos aos complexos rituais de sepultamento do Egito Antigo depois que morreram, incluindo a remoção do cérebro com um gancho de ferro, conforme era o costume.
2- Por aqui em Israel, na cidade de Be’er Sheva, há cerca de três anos começaram uma escavação, mas somente agora os resultados foram revelados. Os pesquisadores descobriram uma antiga oficina utilizada para produzir cobre. A oficina tem cerca de 6.500 anos, significando assim que foi a primeira indústria de metal do mundo.
Mário Roberto Melo – (Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv, Israel)
