O Ministério da Inteligência e dos Transportes israelense anunciou quarta-feira (17) que cinco grandes grupos de planejamentos multinacionais avançam à fase de pré-qualificação em um concurso para examinar a viabilidade de construir um aeroporto em uma ilha artificial ao longo da costa de Israel. O aeroporto será projeta para uma capacidade de pelo menos 20 milhões de passageiros por ano. A necessidade de um aeroporto internacional adicional se intensificou este ano em função do enorme aumento do número de passageiros e também da previsão 30 milhões de viajantes por ano até 2030, considerando a baixa população de Israel que soma apenas 7 milhões este número é imenso. O Aeroporto Internacional Ben Gurion já está perto de sua capacidade máxima, já o da Galileia, em Haifa, que é planejado para receber apenas 5 milhões por ano e o de Eliát, que serve só para o turismo da cidade, não são suficientes para o Estado de Israel, eis o motivo para o governo acelerar os processos da construção deste novo aeroporto, para atender a demanda. Nesta fase a possibilidade de estabelecer o aeroporto em um ilha artificial, a ser construída no Mar Mediterrâneo, está sendo examinada e é baseada em modelos bem sucedidos como o aeroporto de Osaka, no Japão, bem como em Hong Kong, Macau e Singapura também na Ásia. Segundo o Ministro da Inteligência e Transportes, Israel Kats, já não há mais espaços para construir outro terminal em Ben-Gurion, daí a necessidade de uma nova ideia, que possivelmente será no Mar Mediterrâneo, próximo a Tel Aviv.

 

(Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

 

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