
1 – De uma forma surpreendente, Vladmir Putin, presidente da Rússia, anunciou a retirada de suas tropas dentro da Síria. Putin, anunciou a priori ao presidente sírio Bashar Assad, alegando que sua missão tinha sido cumprida e ordenou ao ministério da defesa russo que a partir de amanhã, inicia a retirada da maior parte dos contingentes militares da República Árabe da Síria.
Assad perdeu o seu maior escudo e guardião, o exército russo, agora terá de combater o Estado Islâmico, bem como sua oposição, os curdos, sozinho e rezar que o Ocidente pare de apoiar seus opositores, senão o seu regime chegará ao fim. Essa decisão surpreendeu o mundo todo e acredito até mesmo o presidente sírio, com isso a negociação de paz com seus opositores tenha mais chances de conciliação, uma vez que o guarda costa não estará presente. O conflito que hoje, 15 de março, faz cinco anos já levou a morte de 270 mil pessoas, mas segundo a ONU, esse número pode chegar próximo de 500 mil pessoas, simplesmente faz dois anos que eles pararam de contar.
2- Fico muito feliz em dizer que uma professora palestina foi premiada em um milhão de dólares, por ter sido eleita a melhor professora do ano, pela Fundação Varkey. O anúncio foi feito nesse domingo (13) em Dubai, pelo Papa Francisco. A professora chama-se Hanan Al Hroub e leciona em uma escola secundária em Al-Bireh, na Cisjordânia, nasceu e cresceu em um campo de refugiados palestinos.
Hanan concorreu com outras nove professora de todo o mundo e o que a fez vencer, foi o seu modo de pensar, ela ensina as crianças palestinas a brincar e viver em paz, condenando veementemente a violência e evitando brinquedos que representassem conflitos entre israelenses e palestinos. Na cerimônia de entrega do prêmio, estaam presentes, vice-presidente americano, Joe Biden, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Que casos como os de Hanan, sirvam de exemplo a todos os demais do Oriente Médio.
Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv