
1 – A Líbia anunicou hoje (26) que capturou um dos líderes do Estado Islâmimco em seu território. Mohamad Saad al-Tajuri, mais conhecido como Abu Sleiman, foi capturado na cidade de Sabrata, próxima a capital Trípoli. O Estado Islâmico continua controlando parte da Síria e do Iraque e desde 2015 tomou a cidade portuária de Sirte, ao Norte na Líbia, banhada pelo Mar Mediterrâneo.
2 – Uma decisão histórica tomada pelo governo de Israel criou um espaço misto para que homens e mulheres possam orar juntos no Muro das Lamentações. Esta decisão vem de encontro aos judeus ultraortodoxos, mas por outro lado favorece os reformistas que muito apoiam o Estado de Israel com doações filantrópicas em especial para saúde, como é o caso das doações de ambulâncias, ou da educação, criando escolas e construindo estádios poliesportivos para o recreio infantil.
A decisão, para que o mundo cristão tenha uma ideia, seria o equivalente a se o Papa dissesse que os padres pudessem se casar. Então para evitar uma celeuma maior no mundo judaico, o espaço só para homens irá permanecer, no meio o espaço para ambos os sexos que podem entrar juntos e ao lado direito, continua exclusivo das mulheres. O Muro das Lamentações é o local mais sagrado do judaísmo, pois é o último vestígio do Segundo Templo, destruído pelos romanos em 70 d.C. (depois de Cristo).
Mário Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv