O modelo de avião que caiu em Paraty é tão bom e seguro que é conhecido na aviação como “King Air C-90”. A aeronave é um biomotor de pequeno porte destinado aos executivos de sucesso, dispõe de dois motores turbo hélices, uma cabine pressurizada com capacidade pra transportar confortavelmente de 6 a 7 pessoas, contendo ótima aparelhagem do trem de pouso, com amortecedores de longo custo, processo de pressurização excelente, muito robusto e muito moderno. A aeronave começou a ser produzida em 1970 pela empresa Beechcraft, seu custo é estimado em torno de U$ 1 milhão e oitocentos mil, suas dimensões são bem adequadas para esse tipo de aeronave, com comprimento de 13, 5 m, mais 16m de envergadura; portanto uma calda que atinge até 4,5m de altura; pode atingir uma velocidade máxima de 550 km/h e uma autonomia de 2.300 km. Posso afirmar de imediato que o caso da aeronave que transportou a Chape, não se compara com o acidente do Ministro do STF Teori Zavascki, que embora esteja muito cedo para se pronunciar sobre as causas, eu acredito mais em falha humana do que em falha técnica. Principalmente porque este avião tentava pousar num aeroporto sem nenhuma tecnologia para receber  os aparelhos e para piorar, a visibilidade na hora do acidente estava péssima. E leva-se em consideração que este avião era muito novo, foi fabricado em 2007 e estava com sua manutenção em dia. Será mais adequado esperar pela posição e laudo dos peritos, após tirarem o aparelho da água e verifiquem se na hora do acidente o motor ou os motores estava ou estavam funcionando, na hora do impacto. Caso a aeronave disponha de caixas pretas, poderá ajudar muito a descobrir as causas, mas eu não acredito que ele esteja provido delas, uma vez não é algo obrigatório para jatos particulares além de custar muito caro.

(Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

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