Os arqueólogos espanhóis descobriram mais uma múmia intacta no Egito. A descoberta aconteceu perto de um templo construído pelo faraó da XVIII dinastia Tutmés III (1479-1425 a.C.) no leste de Luxor, um museu a céu aberto a 700 km do Cairo. O sarcófago de madeira de cores vivas estava em uma tumba que poderia ser do Terceiro Período Intermediário (1075 a 664 a.C.), isto é, pode ter mais de 3 mil anos. Segundo os arqueólogos, está tumba se encontrava no Leste de Luxor, que é um museu a céu aberto a 700km do Cairo. A múmia, por sinal muito bela, estava coberta por camadas de linho engessadas está em muito bom estado, tudo indica que o proprietário seria um homem da nobreza.
Luxor tem cerca de 500 mil habitantes é famosa por seus templos faraônicos às márgens do Nilo.
Não faz muito tempo que encontraram cinquenta múmias naquela área, é também em Luxor que encontraram a tumab do faraó Tutacâmon, mais conehcido como Faraó Menino.
Todos esperam pelo desfecho de uma nova descoberta, que ao que tudo indica, será uma nova câmara ao lado da tumba de Tutacâmon, que, segundo os arqueólogos, é possível ser a tumba de sua mãe, nada menos que a rainha Nefertiti.
(Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)
