Mais uma vez muita confusão na Síria nesse domingo (18). Um clima muito tenso foi crriado entre os EUA e a Rússia porque mais de 90 soldados da tropa do regime sírio morrem nos bombardeios da coalizão internacional efetuados no sábado (17) na provícia de Deir ez-Zor.
Os bombardeios foram contra a posição militar situada no monte Zarda, próximo ao aeroporto militar da província, que durou cerca de quarenta minutos ininterrúptos, dividido em dois rodízios. Este ataque permitiu aos jihadistas assumir o controle da região momentaneamente. No entanto, com o apoio da força aérea russa, o exército da coalizão conseguiu reassumir o território. Essas opaerações contra os terroristas tiveram como alvo vias de provisões e bases do Estado Islâmico (EI) no bairros de Al-Canamate e Al-Orfir, no povoado de Al Iafra, bem como nos arredores do aeroporto militar.
Segundo uma agência oficial síria, o exército causo nessas campanhas grandes perdas humas e materiais, destruindo veículos e armazem de armas do EI. Esse bombardeio da coalizão internacional liderada pelos EUA contra o exército sírio provocou uma ação irada da Síria, bem como da Rússia, assim como uma convocação urgente de segurança da ONU.
(Mario Roberto Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)
