MARIO ROBERTO MELO

O secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criticou nessa quinta-feira (15) o vídeo em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fala em limpeza étnica como, segundo o secretário-geral, um retrato “inaceitável e revoltante” das pessoas que se opõem aos assentamentos israelenses na Cisjordânia, casa de mais de 2,7 milhões de palestinos.

Ban Ki-Moon criticou ainda a política de Israel de construir habitações em zonas destinadas a fazer parte do Estado Palestino e pediu para por fim ao domínio de Israel sobre esses territórios.

O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, reagiu as críticas do secretário-geral, defendendo que tem uma visão deformada da situação e afirmou que isso não é um problema para se chegar a um denominador comum para ambas as partes. O grande aspecto a ser tratado é incitação do terrorismo por parte dos palestinos e a rejeição de Mahmoud Abbas como  presidente da autoridade palestina. Pelo andar da carruagem tudo leva a crer que Netanyahu e Abbas se encontraram em breve para tratar e dar seguimento ao Acordo de Paz entre a Palestina e Israel.

(Mario Robero MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *