MARIO ROBERTO MELO

O ex-presidente e primeiro-ministro de Israel, Shimon Peres, de 93 anos, foi hospitalizado nessa terça-feira (13) perto de Tel-Aviv depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), informou sua assessoria em um comunicado.

Peres encontra-se sedado e recebe assistência respiratória, na unidade de tratamento intensivo no Sheba Hospital. Hoje (14) pela manhã, ele foi submetido a uma tomografia computadorizada, para ter uma melhor avaliação do seu quadro.

Shimon se dirigia ao hospital para fazer uma consulta previamente maarcada com seu médico, quando na consulta o político disse que estava se sentindo fraco e estranho e assim foi constado o AVC. O quadro evoluiu levando-o a uma grande hemorragia cerebral, a junta médica decidiu colocá-lo em coma induzido.

Hoje pela manhã, os médicos já divulgaram que o Peres está estável, no entanto, o quadro é muito grave. Segundo a imprensa israelense, a filha de Shimon que compareceu ao hospital, após os médicos diminuirem a anestesia, afirmou que o ex-presidente reagiu as perguntas feitas por ela, ao paertar com mais intensidade sua mão.

Vale lembrar que Peres  recebeu o prêmio Nobel da Paz, junto com o falecido premiê de Israel, Yitzhak Rabin e o falecido líder palestino Yasser Arafat por um acordo de paz interino em 1993, acordo este que nunca saiu do papel.

(Mario Robero MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *