O ex-presidente e primeiro-ministro de Israel, Shimon Peres, de 93 anos, foi hospitalizado nessa terça-feira (13) perto de Tel-Aviv depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), informou sua assessoria em um comunicado.
Peres encontra-se sedado e recebe assistência respiratória, na unidade de tratamento intensivo no Sheba Hospital. Hoje (14) pela manhã, ele foi submetido a uma tomografia computadorizada, para ter uma melhor avaliação do seu quadro.
Shimon se dirigia ao hospital para fazer uma consulta previamente maarcada com seu médico, quando na consulta o político disse que estava se sentindo fraco e estranho e assim foi constado o AVC. O quadro evoluiu levando-o a uma grande hemorragia cerebral, a junta médica decidiu colocá-lo em coma induzido.
Hoje pela manhã, os médicos já divulgaram que o Peres está estável, no entanto, o quadro é muito grave. Segundo a imprensa israelense, a filha de Shimon que compareceu ao hospital, após os médicos diminuirem a anestesia, afirmou que o ex-presidente reagiu as perguntas feitas por ela, ao paertar com mais intensidade sua mão.
Vale lembrar que Peres recebeu o prêmio Nobel da Paz, junto com o falecido premiê de Israel, Yitzhak Rabin e o falecido líder palestino Yasser Arafat por um acordo de paz interino em 1993, acordo este que nunca saiu do papel.
(Mario Robero Melo – Correspondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)
