MARIO ROBERTO MELO

A Coreia do Norte está preparando mais uma vez um novo teste nuclear, informou ontem (12) o ministério sul-coreano da Defesa, três dias depois de Pyongyang ter detonado sua bomba atômica mais potente até hoje. Um novo teste (nuclear) pode ser realizado em um dos túneis, que por sinal, já estão preparados para explosão, afirmou o porta-voz do ministério, Moon Sang-gyun. Fora isso, nenhum detalhe a mais foi revelado por medida de segurança interna. Esse já é o quinto teste nuclear, definido pelos serviços de inteligência dos países ocidentais, como o mais potente até o momento, com quase 10 quilotons.

O regime norte-coreano, definiu o teste como um sucesso, incomodando ainda mais sua irmã vizinha, Coreia do Sul, bem como o Ocidente em sua totalidade. E em decorrência disso, hoje (13), foram vistos dois bombardeiros supersônicos da força aerea americana, sobrevoando o céu da Coreia do Sul. Os caças F-16 e F-15k, estavam ladeados pelo B-1B Lancer, realizando um voo a baixa altitude na base de Osan, localizada a 50 km de Seul, informaram as Forças dos EUA. Em outras palavras, uma mensagem dirigida a Kim Jong-un, que eles estão preparados para responder às ameaças contra a estabilidade e a segurança na região

Segundo o general americano, Vincent Brooks, comandante das USFK, os teste nucleares efetuados pela Coreia do Norte são uma ameaça inaceitável e que os EUA honraram seu compromisso com os aliados dessa região.

(Mario Roberto MeloCorrespondente do Blog Ponto de Vista, em Tel Aviv)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *