Os 56 jovens que representaram o Brasil na WorldSkills 2015, a olimpíada internacional de profissões técnicas, são um exemplo e fonte de inspiração para todo o mundo. “Vocês terão muito sucesso e darão uma contribuição importante para o Brasil superar a crise e construir uma indústria inovadora e competitiva. Nós temos orgulho de vocês”, disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, durante a homenagem do Sistema Indústria aos competidores brasileiros realizada nesta terça-feira, 1º setembro.


Ao conquistar 27 medalhas – 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze – e mais 18 certificados de excelência, o time brasileiro ficou em primeiro lugar na 43º edição da WorldSkills 2015, que reuniu 1.200 competidores de 62 países entre 11 e 16 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo. Entre os competidores brasileiros, 50 são formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A vitória brasileira, destacou Andrade, é uma demonstração da qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI. O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, explicou que a excelência é a inspiração de professores, técnicos, funcionários e estudantes da instituição, que em 73 anos de atividades formou mais de 60 milhões de brasileiros. “O SENAI fez e faz a história do Brasil e da indústria”, destacou Lucchesi.


Foi a busca pela excelência que moveu o professor da escola do SENAI em Joinville Santa Catarina, Alexandre Aviz, 29 anos. Ele liderou a equipe de quatro pessoas que preparou o competidor brasileiro da ocupação de tornearia CNC Eduardo Kruczkievicz. “Foram dois anos de trabalho intenso. Mas o resultado foi gratificante”, conta Aviz, que tem pós-graduação em engenharia de manutenção. Eduardo ganhou a medalha de prata, a primeira do Brasil nesta ocupação, e ficou atrás apenas do competidor da Tailândia, que levou o ouro. “Na próxima WorldSkills, em 2017, a expectativa é trazer o ouro”, diz Aviz, que continua perseguindo a excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *