João Batista Soares de Lima
Fala-se muito em amor, fala-se muito em Cristo, fala-se muito em igreja. Nosso foco não deve ser a igreja como local, porque a igreja não é o local, mas as pessoas unidas em Cristo.
Não se deve pensar no crescimento da igreja, sem pensar no crescimento espiritual das pessoas individualmente. E as pessoas só crescem espiritualmente quando encontram em seu interior o Cristo.
Os dirigentes podem e devem contribuir para esse encontro, mas não se deve esperar deles a salvação, mas esperar em Cristo, através desse encontro pessoal com Ele. Só assim cresceremos como pessoas que tem intimidade com Deus.
Quando nos colocamos nas mãos de Deus, quando confiamos nEle sinceramente, criamos vida em nós mesmos, e passamos a enxergar cada pessoa, cada criação de Deus a nossa volta, de um modo diferente.
Passamos a respeitar mais, passamos a nos interessar mais pelos outros, a compreender mais nossos irmãos, a ver a presença de Deus na vida de cada um, mesmo naquele mais ignorante dessa verdade.
Ninguém ama a Deus odiando a seu irmão. Jesus diz mais: se você amar só aquele que te ama, que mérito tem isto?
Vemos muitos irmãos se isolando em suas igrejas e comunidades com medo de se contaminarem!
Jesus fez assim? Ou Ele falou com samaritana, prostituta, publicano etc.? Ele veio para os são ou para os pecadores?
Devemos, pois, proclamar os Evangelhos, amar e fazer o bem a todos, seja fiel ou pecador!
Devemos ser igreja não só quando estivermos num templo, mas, principalmente, quando estivermos fora dele.
Devemos proclamar as boas novas de Jesus não apenas quando estivermos com a Bíblia na mão, mas sempre que tivermos a oportunidade de ajudar alguém naquilo que esse alguém estiver precisando, e de acordo com a orientação que recebermos do Espírito Santo.
Deus não exige que façamos mais do que Ele nos capacita a fazer. Mas, às vezes, por negligência, nem o mínimo que Ele espera de nós estamos a fazer.
Viver no amor do Cristo não é ser um zeloso observador das regras de uma religião cristã. Viver no amor do Cristo é se dispor a ser usado por Ele onde quer que Ele lhe mande, atento a cada oportunidade. Viver no amor do Cristo é se deixar absorver por esse amor – o amor dEle e não o nosso.
Viver no amor do Cristo é está liberto de todo preconceito e pronto para servir. Viver no amor do Cristo é se entregar a Ele, pedindo-Lhe paz, sabedoria e amor para servi-Lo, na medida em que servimos a nosso irmão alegremente.
Amemos, pois, a Deus para que possamos viver no amor do Cristo!
João Batista Soares de Lima – Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão
