O fomento a inovação dá um passo importante no Rio Grande do Norte com a criação do “Comitê de liderança empresarial pela inovação do RN”. Lançado durante o Fórum “Inovação e Negócio. Dá certo!”, promovido pela FIERN em parceria com o Sebrae-RN, na Casa da Indústria, nessa quinta-feira (26), o comitê busca encontrar caminhos que impulsionem a inovação empresarial, construindo um ambiente apropriado para que os produtos possam competir, em igualdade de condições, no mercado externo e interno.
O diretor de inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Júnior, explica que o comitê funciona como uma extensão da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em âmbito regional. No Rio Grande do Norte, ele atuará em quatro eixos: fomento, legislação, capacitação e articulação institucional.
“A ideia é ampliar o leque de empresas que acreditam e investem em inovação, a partir de um trabalho de sensibilização do empresariado, além de atuarmos no diagnóstico de demandas, mas também do que já existe em inovação é pode ser oferecido e de discutir políticas públicas junto a governos, universidades, agências de fomento, empresas, na chamada tríplice hélice”, frisa Djalma Barbosa.
Um grupo “seleto e heterogêneo”, como define Djalma Barbosa, de líderes empresariais compõem o comitê potiguar. E terão um desafio de promover inovação nas empresas potiguares transformando o potencial industrial.
Coordenado por Djalma Barbosa, o comitê no RN é formado pelos seguintes empresários: Gabriel Calzavara, diretor da Atlântico Tuna, Alberto Serejo, presidente do Sindmest, Vargas Soliz, do Sindicer, Diogo Gaspar, da Aquacoco, Edilson Trindade, presidente do Grupo CLAN, Antônio Oliveira, diretor da Dois A Engenharia, Larissa Dantas, vice-presidente do Sinduscon e diretora da SDantas, Tercina Amorim Suassuna, da Vicunha, o presidente do Sindal, Ednaldo Barreto, o empresário José Nilo, diretor da Engepetrol, Marcelo Rosado, presidente do SINECIM, Luiz Antônio Ciarlini, diretor-presidente da Cosern, e João Lima, vice-presidente da Coteminas e presidente do SIFT.
Fonte: FIERN
