A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (12) oito projetos que concedem reajustes salariais para categorias de servidores do Executivo e Legislativo federal, além de militares. Os parlamentares aprovaram ainda a urgência dos projetos, o que significa que eles serão enviados para votação no plenário da Casa ainda nesta terça. Os textos já foram votados pela Câmara. Portanto, se aprovados pelo plenário do Senado, seguem para sanção presidencial.

O site G1 procurou o Ministério do Planejamento para saber o impacto total desses reajustes nas contas públicas, mas não obteve resposta. Aumentos aprovados anteriormente já serão responsáveis por um gasto extra de 68,7 bilhões até 2018.

Esses reajustes a servidores públicos acontecem em um momento em que o governo prevê um rombo de R$ 170,5 bilhões nas contas públicas para este ano. Já para 2017, a previsão é que as despesas do governo superem as receitas com impostos em R$ 139 bilhões. Para conseguir cumprir a meta do ano que vem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já afirmou que não está descartado o aumento de impostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *