
O projeto social Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, começará as aulas inaugurais das turmas da 5ª etapa do projeto.
O projeto é desenvolvido há 10 anos pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, pelo Instituto Paulo Freire e pela a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Neste ano, as turmas no estado do Rio Grande do Norte devem reunir cerca de 3 mil alunos, divididos em 140 turmas nos núcleos de Natal, Santo Antônio, Macau, Mossoró, Areia Branca, Assu e Apodi. As aulas inaugurais das turmas deste ciclo serão realizadas até o próximo dia 21 de maio.
As turmas são organizadas em espaços da comunidade (como escolas, igrejas, associações e clubes) com formadores da própria comunidade que são capacitados e supervisionados por educadores do Instituto Paulo Freire.
A ação pedagógica dura aproximadamente 8 meses, e é desenvolvida por meio da imersão e da problematização sobre a realidade, fundamentada nos princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site http://www.movabrasil.org.br/.