Das mil inscrições para congressistas, 580 são de servidores do Governo do Estado nas diversas Secretarias e Autarquias. Criado em 2007, o Congresso já realizou cinco edições que tem causado grande repercussão entre todos os que fazem ou estudam a administração pública, face suas temáticas, com o que mais de moderno se prática e se discute no mundo.
Durantes os dois dias, uma diversidade de temas entram em pauta em plenárias e painéis. Na abertura do evento, o Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Álber Nóbrega, preside a conferência com o tema “Educação: Avanços Possíveis com a Melhoria da Gestão”, que tem como conferencista o Secretário de Articulação do MEC e Ex-Governador do ACRE, Arnóbio Marques.
Na realização de outros painéis, também haverá a participação de outros Secretários de Estado, como Aldair da Rocha (Segurança) e Betânia Ramalho (Educação). A conferência de encerramento traz como tema a “Lei de Acesso a informação: Oportunidades e Desafios”, com a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, tema esse que vem demonstrando interesse da sociedade brasileira como a divulgação dos vencimentos dos servidores públicos das esferas municipais, estaduais e federais.
A finalidade do Congresso também gera conhecimento na área de gestão pública, disseminando e analisando experiências inovadoras em todas as esferas de poder. A importância do evento reside no estímulo ao avanço da capacidade de formular e implementar políticas e ações orientadas para resultados, atendendo melhor as demandas da sociedade.