“Procuro o cadastro lá no bairro onde moro, Nossa Senhora da Apresentação, e eles só dizem que tem que ir pelo aplicativo. A gente entra, bota todos os dados, quando vai finalizar, consta que não tem mais vaga. Não só eu, muitas pessoas. E o serviço social diz que só vai pelo aplicativo. Dizem que só consegue pelo serviço social se o benefício for cortado. A gente vai esperar que seja cortado para poder resolver?”, questiona.
Usuários que não atualizam cadastro desde 2017 são prioridade
De acordo com a chefe do setor do CadÚnico, Andréia Melo, as equipes trabalham atualmente com um público-alvo: pessoas que não atualizam o cadastro desde 2017 e que recebem o Auxílio Brasil. Esse público precisa realizar a atualização cadastral até esta sexta-feira (14). para não ter o benefício bloqueado, segundo ela.
“Esse bloqueio ia acontecer em agosto e o governo ampliou o prazo até outubro para que não haja bloqueio em novembro”, afirmou.
Andreia disse que os usuários que fizeram alguma atualização depois de 2017 não terão bloqueio dos benefícios e não precisam ficar preocupados. “Nesse momento, por esse motivo, por falta de atualização, não vai haver bloqueio no cadastro”, ressaltou.
A chefe do CadÚnico ainda explicou que o público que não atualiza desde 2017, mas não teve nenhuma mudança cadastral – a composição familiar e o endereço são o mesmo, por exemplo – não precisa ir a uma das unidades.
“Basta baixar o aplicativo Cadastro Único e fazer a atualização por confirmação. Nem precisa vir às nossas unidades”, ressaltou.
Andréia Melo reconheceu, entretanto, que a prefeitura precisa ampliar o atendimento. De acordo com ela, a demanda aumentou após a pandemia da Covid-19.
“A prefeitura está trabalhando para ampliar o atendimento. O que acontece é que aumentou muito o nosso público, por conta da pandemia e do valor do auxílio. Na próxima semana a gente começa uma nova capacitação com novos entrevistadores para que a gente possa aumentar nossa capacidade de atendimento”, disse.