Profissionais de saúde procuram ponto de vacinação em Natal, para imunização contra a Covid-19. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Profissionais de saúde procuram ponto de vacinação em Natal, para imunização contra a Covid-19. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Após vacinar quase 10 mil profissionais de saúde na linha de frente da pandemia, o município de Natal ampliou a listagem de profissionais da área que serão vacinados contra a Covid-19, com as doses da Coronavac e da vacina de Oxford que chegaram no início da semana.

A capital tem quase 35 mil profissionais de saúde e a estimativa é de que as doses enviadas até agora sejam suficientes para imunizar 75,3% dos profissionais de saúde.

Além das 12 mil vacinas recebidas na primeira remessa, a capital ficará com mais 11 mil doses. Segundo o secretário de Saúde, George Antunes, agora também poderão ser vacinadas as equipes completas dos hospitais Maria Alice Fernandes, Santa Catarina, Walfredo Gurgel, o Municipal de Natal e o João Machado.

Também foram incluídos trabalhadores que atuam com serviço verificação de óbito no Itep, por exemplo (como legistas e técnicos), profissionais dos centros cirúrgicos de hospitais públicos e privados, além dos que trabalham com hemodinâmica e endoscopia e colonoscopia.

Além dos quatro pontos de drive thru, o secretário afirmou que vai abrir até 10 unidades básicas de vacinação, devido ao aumento da demanda por vacinação dos profissionais. As unidades ainda não foram divulgadas.

“Tendo vacina para todos, a gente espera concluir a vacinação dos profissionais de saúde em até 15 dias”, disse. Para isso, o município ainda depende da chegada de mais vacinas.

Até a segunda-feira (25), o município vacinou 9.944 profissionais de saúde e 120 idosos que moram em instituições, como lares e abrigos para terceira idade.

Para o secretário, uma preocupação para as próximas fases é saber como dividir os grupos prioritários, visto que as doses estão chegando em pequenas quantidades.

“Se eu só receber 10 mil vacinas, como vou definir serão os primeiros 10 mil idosos com mais de 75 anos a serem vacinados? Isso é algo que a gente já começou a discutir a nível de secretários municipais e também com o estado”, afirmou.

De acordo com George Antunes, faz parte das propostas, por exemplo, a estratégia de vacinas primeiro a população de alguns municípios e depois a de outros.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *