/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/k/g/5IcluxQgA83415W2SdQw/vacina.png)
O Rio Grande do Norte está abaixo da meta de vacinação da população contra a Influenza, de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública.
O percentual é de cobertura estava em 47.72% até a manhã desta quarta-feira (30), segundo a pasta, o que preocupa as autoridades em saúde. A campanha começou em abril.
Fazem parte do público-alvo da campanha as pessoas idosas, gestantes e crianças acima dos seis meses até os seis anos de idade. Ao todo, esse público é composto por 798.792 pessoas, porém menos da metade está imunizada.
“O que é mais preocupante é que os grupos que estão inseridos na cobertura são os grupos vulneráveis. Os idosos, as crianças e as gestantes. Os três grupos que mais adoecem, mais hospitalizam e vai a óbito”, considerou Laiane Graziela, responsável técnica do Programa Estadual de Imunização.
Apesar disso, o estado já aplicou vacinas em 768.310 pessoas porque abriu a imunização para pessoas de outras faixas etárias.
Entre outras estratégias para aumentar a cobertura, o estado planeja realizar um Dia D de vacinação em agosto para incentivar a imunização de adolescentes, mas também desses grupos prioritários.
Ainda de acordo com a representante da Sesap, uma reunião entre o estado e representantes do município definiu que a vacinação para o público geral será encerrada no dia 15 de agosto. A aplicação nos grupos prioritários será mantida.
Onde e como se vacinar em Natal
Para se vacinar em Natal, basta apresentar documento de identificação e cartão de vacinação em uma das salas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h.
A vacina também é disponibilizada nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados das 10h às 15h.
O município conta ainda com o ponto extra localizado na SESI Clínica Natal, na Av. Prudente de Morais, n.º 1571, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está aberto para toda a população.
Fonte: G1RN