
O grupo Clowns de Shakespeare fará duas apresentações do espetáculo “Nuestra Senhora de las Nuvens”, do argentino radicado no Equador, Arístides Vargas. A direção é de Fernando Yamamoto. As apresentações serão sábado e domingo, no Barracão dos Clowns, em Nova Descoberta, a partir das 19h, para contar novamente essa história para todo o público de Natal. A apresentação vai finalizar as atividades do projeto “Laboratório Prática e Pensamento”.
A peça discute a identidade das pessoas. A relação com a cultura, sociedade, e a história que o circunda. Dentre as mais variadas maneiras de desconstruir o sujeito, está a imposição de seu exílio. O afastamento do meio original dimensiona o homem a um estágio de isolamento e à ausência de referências caras ao seu próprio entendimento. Então se destrói, desde as certezas até as partituras mais íntimas adquiridas na subjetividade do coletivo.
A obra de Aristides Vargas estabelece elos com a memória ainda presente do golpe militar brasileiro, agora completando 50 anos. Aproximando o realismo fantástico-surrealista do escritor, marca presente em muitos textos latino-americanos, dos instrumentais políticos das estruturas épicas, amplia-se o exílio interior, a interiorização do sujeito como fuga de sua relação com o exterior. Pois há na fuga ou autoisolamento igual tentativa de sobreviver ao contexto exposto, provocando igual desfacelamento da identidade e sustentação dos princípios originais do sujeito.
Serviço:
Nuestra Senhora de las Nuvens
Sábado e domingo, às 19h, no Barracão dos Clowns (Av. Amintas Barros, Nova Descoberta)
Entrada: R$20 (inteira)
Tel.: 3221-1816.