/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/2/N/VnuAtnS7eWHsNHBr2qiA/whatsapp-image-2020-11-23-at-19.54.11.jpeg)
Um clarão chamou a atenção de moradores de várias cidades do Rio Grande do Norte na noite dessa segunda-feira (23). Vídeos e fotos da ‘luz misteriosa’ foram compartilhadas nas redes sociais.
Em Natal, o músico André Araújo ficou intrigado com o clarão. “Ninguém sabe do que se trata, um clarão estranho, todo mundo só falando nisso nas redes sociais. Eu fiquei curioso pra saber o que é, não acho que seja nada sobrenatural, mas sim algo relativo à ciência”, disse.
Além do RN, o clarão também foi visto em outros estados do Nordeste como Bahia, Piauí e Ceará.
O astrofísico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Dias do Nascimento Junior, explicou que o clarão era uma sonda que faz parte de uma missão espacial da China para estudar a lua. “O clarão foi causado pelo foguete “Longa Marcha 5” que foi enviado à lua pela China. Faz parte de uma missão chinesa que leva a sonda para estudar vários aspectos da lua”, explicou.
Conforme o New York Times, a missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.
Fonte: G1RN