Os restos mortais do líder revolucionário Fidel Castro chegaram nesta quinta-feira (1) a Santa Clara, no centro de Cuba, onde repousarão durante uma noite junto às de seu companheiro revolucionário Ernesto “Che” Guevara, como parte da peregrinação por todo o país semelhante à que ambos realizaram durante a revolução de 1959.
As cinzas de Fidel, que morreu na sexta-feira aos 90 anos, partiram de Havana na quarta-feira para um percurso de quatro dias pela ilha que terminará na cidade colonial de Santiago de Cuba, no sul do país.
Milhares de cubanos emocionados se reuniram na quarta-feira nas cidades de Matanzas, Cienfuegos e, na madrugada desta quinta-feira, em Santa Clara para dar o último adeus ao homem que governou durante quase meio século, erigindo um regime comunista a poucos quilômetros de seu inimigo ideológico, Estados Unidos.
“Este é um lugar sagrado nosso porque aqui repousa o Che, e agora Fidel vai passar a noite junto a seu companheiro de luta”, disse Pedro Pineda, funcionário de uma processadora de carne de Santa Clara, 280 quilômetros ao leste de Havana, onde um memorial com uma estátua homenageia o guerrilheiro cubano-argentino que se converteu em um ícone da revolução.
Fonte: Reuters
