CIDADE ALTA: NOSSO PRIMEIRO BAIRRO  –
Nossa cidade fundada em 25 de dezembro de 1599 teve vários locativos nos seus primeiros anos de existência sendo o nascimento de Cristo o centro de convergência do topônimo Natal.
Teve início no pequeno planalto que se estende da atual Praça das Mães, na Avenida Junqueira Aires (hoje Câmara Cascudo) até a descida do Baldo, cujo espaço elevado é atualmente ocupado pelo Palácio Potengi (atualmente Palácio da Cultura), Catedral Velha, Igreja de Santo Antonio e Praça André de Albuquerque, sendo que nesta última realizou-se o ato de fundação da cidade.
Esta foi a primeira rua da cidade, que inicialmente chamou-se Rua Grande.
Este bairro reuniu ao longo do tempo, os monumentos que simbolizavam o poder colonial: a Igreja Matriz (Velha Catedral), a Sede do Governo, a cadeia e os demais poderes.
Desde o início da nossa colonização os poderes executivo, judiciário e legislativo funcionaram em diferentes locais da cidade.
Num processo semelhante, após a edificação de Brasília, os dirigentes do nosso Estado transformaram a Praça Sete de Setembro em Praça dos Três Poderes.
Em 1902, o Governador Alberto Maranhão trouxe o Governo para o Palácio do Tesouro, situado em frente à Praça Sete de Setembro, sendo denominado a partir desta transferência “Palácio do Governo”. Posteriormente a sede do Governo do nosso Estado foi denominada “Palácio Potengi”. Com a transferência da Governadoria para o Centro Administrativo o “Palácio Potengi” foi transformado num espaço cultural.
O Tribunal de Justiça está instalado desde 1976 no prédio onde funcionava a Secretaria de Finanças.
Na Praça André de Albuquerque está situado o Tribunal Regional Eleitoral inaugurado em 12 de junho de 1980.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, que este ano comemora o seu centenário está localizado na Rua da Conceição.
O Memorial Câmara Cascudo inaugurado em 1983 situa-se próximo ao prédio da Velha Catedral (Igreja Matriz).
A Pedra do Rosário, ponto tradicional da Cidade Alta é o local onde uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada por pescadores.
Grande Ponto, local de encontro da verdadeira democracia, sem preconceito de raça, cor, religião, político, condição social e nível cultural. Lugar para tudo e para todos.
Registramos ainda lugares como a Sorveteria Cruzeiro, Cinema Rex, Casa Vesúvio, Confeitaria Cisne, A Capital (depois Lojas Setas), Cigarreira do Valdir, Praça Hilman (carros de aluguel), Rádio Educadora de Natal (REN).
A Cidade Alta foi oficializado como Bairro pela Lei nº 4.330, de 05/04/1993, publicada no Diário Oficial de 07/09/1994.
Nos primórdios deste bairro, as crianças brincavam em círculos, faziam caretas, cantavam, saltitavam e somente a alegria exteriorizava-se em seus rostos. Boas lembranças que nos restam.
A Padroeira de nossa cidade relembra a nossa fé e devoção. Depois de olhar para a estrada percorrida como parece incrível que tudo passou de repente. E como passou

Lenilson CarvalhoDentista e escritor

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *