Natal vai receber R$ 43,4 milhões dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Na última terça-feira, em São João Del Rei/MG, a presidenta Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 1,6 bilhão no programa que tem o objetivo de desenvolver e proteger o patrimônio em 44 cidades localizadas em Estados. Os recursos serão investidos na recuperação e revitalização das cidades, restauração de monumentos e para o desenvolvimento econômico e social e suporte a cadeias produtivas locais. Na capital potiguar, nove prédios históricos e treze praças receberão investimento.
O trabalho já começou em pelo menos um dos prédios contemplados no PAC Cidades Históricas. Ontem à tarde, uma equipe de arquitetos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) visitou o prédio onde abrigou o Grupo Escolar Augusto Severo e a Faculdade de Direito e a Secretaria Estadual de Segurança Pública, ao lado do Teatro Alberto Maranhão (TAM).
Os projetos que foram contemplados nessa fase do programa levaram a assinatura de órgãos diferentes. A secretaria de Estado do Turismo (Setur) foi responsável pela elaboração dos projetos para o TAM, Escola de Dança do TAM e para restauração e requalificação de 13 praças abrigadas na área do Centro Histórico de Natal. Prefeitura do Natal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a própria UFRN assinam os outros projetos.