O centro alternativo de apoio à imprensa montado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que será utilizado pelos jornalistas que virão a Natal cobrir a Copa do Mundo de Futebol foi inaugurado oficialmente na noite de ontem (29), em cerimônia realizada no auditório do Departamento de Educação Física da UFRN. O centro foi instituído em uma parceria da Prefeitura do Natal, UFRN, Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN). O prefeito Carlos Eduardo participou da solenidade que contou também com a presença da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini e da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz.
O centro de imprensa que é conhecido internacionalmente como PressPoint estará situado no complexo de comunicação da universidade federal abrangendo o Laboratório de Comunicação (Labcom) vinculado ao Departamento de Comunicação (DECOM) e a Superintendência de Comunicação (COMUNICA) formada pela Televisão Universitária (TVU), Universitária FM (UFM) e Agência de Comunicação (AGECOM).
Foi montada uma estrutura com capacidade para atender até 200 jornalistas, oferecendo condições de conectividade à internet, tecnologia para edição de imagem e áudio, salas de redação e espaços para entrevistas, além do apoio de uma equipe de voluntários com fluência em vários idiomas. O site do PressPoint da UFRN também disponibiliza uma “central de pautas” com sugestões de matérias nas áreas social, econômica, esportiva, cultural, tecnológica e científica, com enfoque local e regional. A capital potiguar recebeu nos últimos dias seis correspondentes internacionais ligados a Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) que conheceram as instalações do centro e participaram da cerimônia de inauguração.