A Confederação Brasileira de Futebol e os Sindicatos dos Jogadores de Futebol podem estar em rota direta de colisão. Devido ao aperto do calendário de 2014 gerado pela realização do Mundial Fifa no Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol estaria planejando iniciar as competições do próximo ano já no início de janeiro, mais precisamente no dia 5 daquele mês. Dessa forma, as férias dos jogadores ficariam comprometidas, o que desagrada em cheio às entidades representativas dos atletas e que pode gerar uma série de ações na justiça. O calendário da CBF deve ser divulgado no mês de outubro.

Segundo os planos, ainda não confirmados pela CBF, a  temporada do futebol brasileiro começaria no início de janeiro com os Campeonatos Estaduais. Dessa forma, as famosas pré-temporadas de preparação para os times, essenciais para os jogadores adquirirem forma física e técnica após as férias, estão condenadas ao insucesso, ou pior, a não realização. Este ano, as primeiras partidas de Estaduais aconteceram por volta do dia 20 de janeiro, ou seja, na terceira semana do mês. A pré-temporada teve 17 dias, o que já é um período curto em comparação com a Europa cujo planejamento dos clubes incluem cerca de 30 dias de trabalhos com os atletas.

O período da Copa, incluindo preparação, começa no final de maio, já que a partida de abertura está marcada para 12 de junho. E a final será em 13 de julho, o que ocupa entre 45 e 50 dias da temporada nacional. O calendário da CBF para 2014 está em fase final de elaboração e já existiria um cronograma montado pelo departamento técnico. No entanto, faltam as aprovações da cúpula da entidade, composta pelo presidente José Maria Marin e pelo vice Marco Polo Del Nero. O documento costuma ser divulgado em outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *