
O Carnaval de Natal em 2015 movimentou mais de 54 milhões de reais, de acordo com os dados, da Federação do Comércio de Bens, Indústria e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio). A instituição realizou uma pesquisa para fazer o levantamento de dados sobre o impacto das festas carnavalescas na economia local. “Nós investimos pouco mais de 4,5 milhões e tivemos um retorno de mais de 54 milhões. Para nós isso foi uma grande surpresa”, comentou o prefeito Carlos Eduardo (PDT).
A pesquisa mostrou ainda que o turista ficou satisfeito com o evento, mais de 87,7% das pessoas entrevistadas afirmaram que recomendariam o Carnaval de Natal para seus amigos e familiares. Os hotéis e pousadas da cidade também foram bem avaliados, com uma média de nota 9,0.
Os entrevistados na pesquisa relataram também os pontos mais visitados na cidade durante o período carnavalesco. 36,3% visitaram os polos atrações musicas e eventos, 31,2% apontaram as praias e 12,4 citaram os bares e restaurantes como pontos de visitas. 6,4% comentaram também que visitaram os shoppings, e outros 5,5% afirmaram ter ido fazer compras nos shoppings das cidades.
Ao final da apresentação da pesquisa, o prefeito Carlos Eduardo (PSD) comentou sobre os preparativos para as festas carnavalescas em Natal no próximo ano. “Já estamos entrando em contato com as atrações nacionais que participaram das nossas festas em 2016. Morais Moreira, Monobloco e Alceu Valença já estão sendo contatados e devem se apresentar aqui novamente”, disse o chefe do executivo municipal.
Confira a pesquisa
Foram ouvidas 600 pessoas entre os dias 14 e 17 de fevereiro. 58% do sexo masculino e 42% do feminino.
31% têm entre 25 e 34 anos.
27,2% têm entre 35 e 44 anos.
Renda mensal dos turistas
46,2% recebem renda mensal de até R$ 3.500
28,2% têm renda entre R$ 3.501 e R$ 7.00
13,3% recebem entre R$ 7.001 a R$ 10.000
5,5% têm renda entre R$ 10.000 e R$ 15.000
Estado de origem dos visitantes
59,5% dos entrevistados são do Rio Grande do Norte.
Entre os 40,5% de turistas, os estados que mais apareceram como origem foram Pernambuco (16,1%), São Paulo (15,3%), Rio de Janeiro (15,3%), Ceará (8%), Minas Gerais (6,6%), Paraíba (6,6%), Bahia 5,8%), Rio Grande do Sul (4,4%) e Distrito Federal (2,2%).
Tempo de permanência
Em média, os turistas permaneceram 6 dias na cidade.
72,3% dos turistas foliões afirmaram que era a primeira vez que visitavam Natal.
Locais mais visitados
Os pontos da cidade mais visitados pelos foliões durante o carnaval foram os locais de apresentação das atrações musicais e eventos (36,6%).
As praias ficaram na segunda posição, com 31,2% das respostas.
Bares e restaurantes surgem, a seguir, com 12,4% das citações.
6,4% disseram que também visitaram os shoppings da cidade.
5,5% relataram ter ido aos supermercados
Gasto médio na cidade
O gasto médio dos turistas na cidade foi de R$ 1.774,04 (por pessoa).
Os nativos gastaram em média R$ 82,12, incluindo alimentação, bebidas e pequenas compras.
Os turistas gastaram em média R$ 847, 34 com hospedagem, R$ 415 com alimentação, R$ 105,47 com transporte local, R$ 240,63 com diversão e passeios e R$ 165, 59 em compras.
Visitantes avaliaram o carnaval de Natal
40% dos foliões disseram que nada desagradou, 9,6% relataram que a segurança do evento precisa melhorar, outros 9,3% citaram a limpeza da cidade como ponto a ser melhorado e 8,6% reclamaram dos preços dos produtos vendidos nos polos culturais.
87,2% Disseram que indicariam o carnaval de Natal a amigos e familiares e avaliaram a hospedagem da cidade com nota 9,0.
De maneira geral, o Carnaval de Natal 2015 foi bem avaliado pelo público geral, segundo a pesquisa.