
À primeira vista o que parecia uma cena normal de um filhote de cachorro alegre lambendo as mãos de um homem, era, infelizmente, um desesperado pedido de socorro. A imagem na verdade mostra um cãozinho momentos antes de seu abate. Ele é um dos milhares de animais que foram sacrificados durante um festival na China que promove o consumo da carne de cachorro. A imagem circulou em todo o mundo, cercada de muita revolta e indignação. As informações foram dadas pelo Daily Mail e publicadas pelo Yahoo, como fazemos agora aqui no Blog Ponto de Vista.
Boa parte desses festivais chineses vive à margem da sociedade, apesar do consumo de carne de cães ser permitido no país. Mas, nesses eventos, acontece muito mais do que isso. Neles, verdadeiras práticas de tortura são o principal alvo. Não são poucos os festivais nos quais os cães são torturados de forma totalmente cruel. Em vários casos, são mutilados e têm suas peles retiradas do corpo enquanto ainda estão vivos. Não à toa, manifestações em todo o mundo se colocam contrárias a esses eventos.
Além das barbaridades cometidas contra os animais, outro fato que fica na mira das autoridades é a procedência dos cachorros. A maioria deles é roubada de seus donos e levada para os festivais. A maioria dos eventos costumam acontecer em celebração ao solstício de verão.
Apesar da facilidade para se encontrar carne de cachorro na China, a comida não é consumida pela maioria da população e também não é tratada como prato típico. O ativista chinês, Xing Hai, do grupo HSI, se disse envergonhado que a China seja conhecida ao redor do mundo pela crueldade animal. Mas adiantou que milhares de chineses se solidarizam e ficam horrorizados com essa barbaridade. Até quando essa barbaridade vai continuar acontecendo?