A empreendedora Neide Selim criou um produto simples, capaz de ajudar milhões de pessoas positivamente. Trata-se de um cão-guia robô para ajudar os deficientes visuais a se locomoverem com segurança e autonomia. Lysa, como é chamada a tecnologia, é um companheiro robô, que oferece maiores possibilidades aos usuários do que a bengala e o próprio cão, de forma a manter a integridade física do deficiente. O robô Lysa não só reconhece buracos e obstáculos no chão, mas, principalmente, por meio de sensores, vê um problema que a maioria das pessoas não percebe: os obstáculos aéreos, localizados acima da linha da cintura.

A bengala, meio mais comum utilizado pelos cegos para se locomoverem, possui um alcance restrito até mesmo do chão, e simplesmente não dá conta de perceber esses tais obstáculos aéreos. Orelhões, placas, lixeiras suspensas, balcões, galhos de árvores e outros obstáculos altos podem significar machucados, cicatrizes e sequelas para o deficiente visual que nem a bengala nem o cão seriam capazes de perceber. Lysa não só alerta, como cria uma rota alternativa – feito um cachorro de fato, “puxando” o usuário em outra direção, para protegê-lo de bater ou esbarrar em um obstáculo. Essa condução pode ser feita por Lysa em velocidades diversas.

Antes de criar Lysa, Neide era professora de robótica em uma escola pública, que um dia decidiu criar um cão-robô com seus alunos, a fim de mostrar como a robótica funciona. Ao invés, no entanto, de simplesmente desenvolver algo divertido, ela decidiu tornar a iniciativa em algo que pudesse potencialmente melhorar a vida das pessoas. Com a adição de sensores especiais, nasceu Lysa, o cão-robô guia, uma ótima alternativa para os deficientes visuais. Afinal, além da escassez de cães-guia de fato no país, treinar um cachorro é um processo demorado, difícil e com alto custo. Lysa já vem pronta e, ainda que não seja exatamente barata, depois de adquirida ela estará sempre apta para guiar a pessoa quando e para onde ela quiser.

Fonte: Hypeness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *