
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplica neste domingo (16), a partir das 12h (horário local), a prova objetiva do XV Exame de Ordem Unificado. No Rio Grande do Norte, a prova será aplicada em Natal e Mossoró. Os portões foram abertos às 11h.
Para a primeira fase, a OAB/RN recebeu 1.709 inscrições, sendo 354 em Mossoró e 1.355 para a capital. Na capital potiguar, as provas serão realizadas no Setor II da UFRN (campus central). Na cidade da região Oeste, a prova acontece na Universidade Potiguar (av. João da Escóssia, 1561, bairro Nova Betânia).
A estudante do nono período direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Lênora Peixoto, 22 anos, resolveu fazer a prova para testar os conhecimentos. Qualquer aluno que estiver cursando o último ano do curso está apto a fazer a prova, mesmo que ainda não tenha se formado. “Eu acho o exame importante para que a sociedade possa usufruir de melhores profissionais”, afirma a estudante, que precisa de três anos de atuação na advocacia para atuar nas áreas que deseja: ministério ou defensoria públicas.
O presidente da Comissão do Exame da Ordem da OAB/RN, Miracen Júnior, diz que é preciso tranquilidade na hora da prova e atenção do aluno para temas não cobrados na universidade, como o estatuto da OAB. “Criou-se essa ideia de que o exame é muito difícil, mas na verdade o que pesa é a carga emocional do estudante. Aqui no RN estamos sempre acima da média nacional de aprovação”, justifica. No estado, a média de aprovação é entre 30% e 40%.