
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai renunciar na quarta-feira (13) e a ministra do interior, Theresa May, assumirá o poder em seguida. Ela será a 2ª mulher a ocupar o cargo — a primeira foi Margaret Thatcher.
Cameron havia anunciado sua renúncia ao posto no dia 24 de junho, após a opção que defende a saída do Reino Unido da União Europeia sair vencedora em um referendo. Em declaração ontem (11), na frente da sua residência oficial, na Downing Street, o premiê disse que vai oferecer sua renúncia à rainha na quarta-feira, no Palácio de Buckingham.
Segundo o sistema eleitoral do Reino Unido, Cameron seria sucedido pelo novo líder do Partido Conservador, escolhido pelos membros do partido em uma lista de dois candidatos definidos pelo parlamento. Theresa May, de 59 anos, tornou-se candidata única nesta segunda-feira, após sua rival renunciar à disputa pela liderança do Partido.
A corrida começou com cinco candidatos. May era a favorita desde o início. Além dela, concorreram a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom, o secretário da Justiça, Michael Gove, o ex-ministro da Defesa Liam Fox e o secretário de Estado da Previdência, Stephen Crabb.