Calorão em casa: veja dicas de como refrescar o ambiente sem precisar de reforma — Foto: FreePik

Com o termômetro lá em cima neste verão, muita gente procura formas de manter o conforto dentro de casa sem precisar recorrer a grandes reformas ou gastar demais.

Pequenas mudanças no ambiente e na rotina podem fazer uma grande diferença, como escolher os tecidos certos, favorecer a ventilação natural e manter uma hidratação constante.

Veja dicas de especialistas sobre como enfrentar o calor de forma prática e sem necessidade de transformar o ambiente.

️ Casa fresca e confortável: como preparar o ambiente

O primeiro passo para driblar o calor é adaptar a casa para favorecer a circulação do ar e reduzir a absorção de calor nos ambientes.

A arquiteta Tatiane Waileman explica que, com ajustes simples, é possível deixar o lar mais arejado e agradável.

Segundo ela, evitar o uso de tecidos sintéticos em roupas de cama, preferir cores claras e aumentar a umidade do ar são hábitos que ajudam a refrescar a casa.

Confira as principais recomendações da especialista:

  • Roupas, lençóis e cortinas: evite o uso de tecidos sintéticos; dê preferência para algodão. Evite cortinas fechadas com tecidos muito pesados ou de tons escuros que podem absorver a temperatura.
  • Cores da casa: opte por tons claros que possam refletir a luz.
  • Ventilação cruzada: se possível, abra janelas ou portas em lados opostos da casa. Isso melhora a ventilação e refresca o ar.
  • Umidade do ar: umidificadores e climatizadores com sistema de umidificação são ótimas opções para ajudar a manter o conforto térmico.
  • Plantas como aliadas: o uso de plantas, principalmente perto de paredes externas, também ajuda a umidificar mais o ar.

 

Além dessas, Waileman também sugere opções que requerem um pouco mais de esforço, mas ainda são mais fáceis do que uma reforma.

Uma delas é aplicar películas com filtro UV nas janelas para reduzir a entrada de calor e pintar telhados e coberturas com tintas térmicas refletivas, que são modelos feitos especialmente para refletir o calor.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *