Os governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba resolveram adotar uma solução emergencial: transferir parte da água que move uma das turbinas da Chesf para o sistema Curemas-Mãe d’Água, que abastece o Rio Açu.

O objetivo da iniciativa é minimizar a situação de colapso que atingiu o sistema de abastecimento de água de Caicó. A informação foi confirmada pelo senador Garibaldi Filho, em pronunciamento feito na última quinta-feira (26) no Plenário do Senado Federal.

Garibaldi Filho, falou da situação do RN. “Essa alternativa vai aliviar o problema de Caicó, mas a situação vem se agravando em todo o estado do Rio Grande do Norte. Os açudes estão praticamente secos. Em Currais Novos o drama é semelhante. A preocupação é grande, por isso estamos em estado de alerta”, disse.

O senador potiguar acrescentou que as previsões  de chuva para o próximo ano não são as melhores. “Com as barragens secas e sem chuvas para abastecer os mananciais, o problema é assustador”, disse Garibaldi.

Ele também fez um apelo aos governos dos estados nordestinos e, principalmente ao governo federal, no sentido de que viabilizem todas as ações necessárias para antecipar a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. “Essa é a solução definitiva para o problema da seca no semiárido nordestino”, constatou.

Fonte: Agência do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *