Pessoas em aglomeram em buscam atendimento em unidade do Cadastro Único, na Zona Norte de Natal, após terem Bolsa Família suspenso.  — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Pessoas em aglomeram em buscam atendimento em unidade do Cadastro Único, na Zona Norte de Natal, após terem Bolsa Família suspenso. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Pessoas passaram a noite de domingo (31) e a madrugada desta segunda-feira (1º) em frente à unidade do Cadastro Único do bairro Igapó, na Zona Norte de Natal, para tentar tentar realizar recadastramento ou cadastramento em programas sociais como o Bolsa Família. A busca pelo serviço gerou aglomeração de centenas de pessoas durante a manhã, no local.

Os primeiros colocados na fila chegaram ainda durante a noite de domingo (31), por volta das 23h e passaram a madrugada no local. Alguns beneficiários disseram que procuraram o serviço porque tiveram o valor do programa social bloqueado por falta de atualização cadastral.

Apesar da procura de centenas de pessoas, pouco mais de 40 fichas seriam distribuídas durante a manhã, o que provocou reclamação. A guarda municipal foi acionada para reforçar a segurança no local. Os usuários também reclamaram que os agendamento por telefone não funcionava.

“Tá muito difícil isso aqui. Aglomeração e muita desorganização. Por telefone, nós não conseguimos agendar”, contou a dona de casa Eliane Gislaine.

Também dona de casa, Sônia de Oliveira Lima desistiu de esperar atendimento. “Estou indo para casa porque estou doente. Tenho diabetes e tomo remédio controlado. Aqui está muito arriscado. Eu tentei agendar por telefone, mas não consegui, só faz chamar”, contou.

No local, os usuários receberam informações que o recadastramento seria feito apenas às sextas-feiras até março.

“Só vim atualizar o meu cadastro do benefício de prestação continuada. Não posso ficar sem o meu benefício pois dependo dele para comer e me manter. E aqui não tem previsão de atendimento”, reclamou a dona de casa Marta Medeiros.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) afirmou que a quantidade de pessoas na unidade do Cadastro Único de Igapó se deu pela mudança no sistema de agendamento da unidade.

“Pensando no conforto e comodidade dos usuários, o agendamento antes mensal, a partir de hoje será feito de forma semanal. Com o agendamenrlto semanal, o número de vagas disponíveis diminuiu para agendamento de hoje, apenas. É importante lembrar que ainda estamos em pandemia e por isso o número de atendimentos nas nossas unidades continua reduzido”, informou a pasta.

“Além disso, o fim do auxílio emergencial fez com que aumentasse a procura por inclusão no Cadastro Único visando se tornarem beneficiários do programa Bolsa Família”, informou a secretaria em nota. De acordo com a Semtas, a mudança no agendamento havia sido comunicado por telefone aos usuários.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *