
Em um momento em que cada vez mais as eleições pelo mundo vem sendo influenciadas por manipulações através de notícias falsas – as famosas fake news, disseminadas através de grupos de WhatsApp, muitos deles patrocinados ilegalmente – um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu detector de mentiras para o zap, um sistema ainda em teste capaz de identificar se uma notícia pode ser falsa. Os pesquisadores são ligados à USP e à Universidade Federal de São Carlos.
O detector de fake news pode ser acessado por um número de WhatsApp ou diretamente por uma página na web, e através de algoritmos analíticos, distinguindo características diversas comuns às notícias falsas, o robô chega ao seu veredito. O robô não é capaz de analisar vídeos ou fotos, somente textos corridos, e nem de apurar informações – e através de características gerais de escrita que ele determina as chances de tal notícias ser mais provavelmente falsa ou verdadeira.
Há ainda muito o que aprimorar no sistema, a fim de sofisticar ainda mais as possibilidades de análise e ampliar sua capacidade para outros meios, mas a ferramenta pode ser vir como um já importante apoio ao usuário. É claro que é preciso querer saber a verdade, e não somente encontrar uma notícia, mesmo que falsa, que atenda àquilo que simplesmente se quer que seja verdade.
Fonte: Hypnesse.com